sexta-feira, 12 de abril de 2013

The Endless Summer II


Este dias de Páscoa, apesar de chuva, foram mais animadores, com o festival Porto Surf Film Festival a decorrer no auditório da Biblioteca Almeida Garrett e a fazer-nos sonhar com aqueles dias de Verão quentes e intermináveis, em que parece que o Sol não nos quer deixar.
The Endless Summer II é tudo com o que pode sonhar: viajar pelo mundo em locais onde é sempre Verão (longo suspiro). O filme acompanha a viagem de surfistas que, inspirados no The Endless Summer de 1966, decidem visitar os mesmos locais à volta do globo, para surfarem as melhores ondas.
O filme é muito interessante e divertido, quer pela narração, quer pelas imagens de infinita beleza, nomeadamente as ondas que os jovens surfam, quer pelo olhar atento debruçado sobre a fauna e flora de cada local. Outro ponto de elevado interesse é o facto de se ter uma ideia do antes e do depois de 30 anos em cada um dos locais visitados. Alguns mantém-se intocáveis, outros foram-se alterando imenso ao longo dessas décadas (e isso inclui as próprias ondas). É também curioso reencontrar algumas das pessoas que haviam participado na primeira aventura e é inspirador que o amor pelo surf permaneça (quase como se se pudesse dizer "uma vez surfista, sempre surfista").
O auditório da Biblioteca é extremamente confortável e tem uma qualidade técnica a nível de som e imagem que eu não esperava.
The Endless Summer II é um filme inspirador que dá vontade de nos atirarmos ao mundo por destinos escaldantes e imperturbáveis.

Um comentário:

  1. Quando terminou o filme, um amigo nosso disse aquilo que estávamos todos a pensar: " De repente a minha vida deixou de fazer sentido".
    Este filme faz-nos pensar em tudo o que nós ainda não conhecemos do Mundo, e em tudo que podíamos estar a fazer se não tivéssemos a vida que temos.

    ResponderExcluir